Como alongar

Porquê que vale a pena alongar

Se treinas

O treino de alongamento dá flexibilidade ao corpo, diminui também consideravelmente o risco de lesões.

Os tendões, os ligamentos e as articulações tomam parte na interação dos músculos e do sistema ósseo durante os exercícios. O alongamento dá flexibilidade a todo o sistema. Os ligamentos fortalecidos e elásticos, os tendões e os músculos aumentam a força – possibilitam movimentos mais dinâmicos e mais fortes, com maior peso, sem correr o risco de lesões.

Se efetuares treino de força e não quiseres ficar teso

Após um treino intenso os músculos que trabalharam, ficam tesos e contraem. Um esforço grande e regular faz com que os músculos fiquem tesos e mais curtos, em consequência a área de movimentação do corpo diminui. O crescimento da massa muscular sem exercícios de alongamento pode causar apertos dos nervos e diminuir o fluxo dos impulsos nervosos, levando às vezes até ao seu bloqueio.

Um treino regular sem alongamento pode levar ao sentimento permanente de tensão do corpo, diminuição de energia, sentimento de cansaço e até bloqueios dos músculos e das articulações.

Se quiseres reduzir a tensão provocada pelo stress

A tensão muscular aparece também como reação ao stress. Provoca cansaço e irritabilidade.

O alongamento permite descarregar a tensão, relaxar os músculos e baixar desta forma o nível de stress. Diminuem as dores dos músculos, das costas, da nuca e a disposição da pessoa melhora.

Se quiseres continuar ágil na idade velha

Os músculos que não forem alongados provocam um desgaste mais rápido das articulações, levam a várias deformações e a outras ameaças. Se quiseres permanecer ágil durante anos longos, o alongamento deve ser com certeza um ponto importante do teu dia.

Resumindo, o alongamento:

  • aumenta o fluxo do sangue nos músculos,
  • aumenta a amplitude dos movimentos dos músculos,
  • aumenta a movimentação das articulações,
  • relaxa os músculos, o que melhora também a disposição psíquica,
  • ajuda a regenerar mais rapidamente os músculos após o treino,
  • diminui a quantidade de ácido lático nos músculos,
  • fortalece e flexibiliza os ligamentos e os tendões,
  • melhora a silhueta,
  • diminui o risco de lesões.
Advertisement